logo RCN

Seminário de rastreamento humano e rastreamento com cão acontece em Joinville

  • Foto: Secom / Divulgação -

O seminário conta com o apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM)

Nos dias 1 e 2 de setembro, Joinville será o palco do Seminário de Rastreamento Humano e Rastreamento com Cães, um evento dinâmico promovido pela Defesa Civil em parceria com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Grupo de Resgate em Montanha (GRM). O evento ocorrerá na Expoville, das 8h às 18h.

Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville, destaca que o evento é projetado para impulsionar o intercâmbio de conhecimento e capacitar os participantes em técnicas de rastreamento. Essa capacitação é fundamental para fortalecer a atuação das agências de segurança e proteção civil.

Peritos das Polícias Militar e Civil de Santa Catarina e do Paraná serão os palestrantes do seminário. Os tópicos abordados incluirão técnicas de rastreamento humano empregadas em uma variedade de contextos, desde investigações criminais até operações de busca e salvamento em terrenos desafiadores.

Um dos destaques do evento é a exploração do papel dos cães no rastreamento. Os palestrantes vão falar sobre o uso de cães farejadores como prova em processos judiciais, além de discutir como os cheiros são processados no cérebro canino e como isso influencia seu comportamento. A atuação conjunta do rastreamento humano e canino também será um tópico central.

As atividades não se limitam a palestras teóricas. No sábado à tarde, a partir das 14h, as atividades práticas de busca e captura serão uma oportunidade de aplicar diretamente as técnicas aprendidas. E não perca a chance de testemunhar os efeitos do sobrevoo de um helicóptero Águia, da 2ª Companhia de Aviação da PM, na área de rastreamento. Esteja preparado para uma programação envolvente e repleta de aprendizado.


Canil da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Joinville está avançando com um projeto-piloto de implantação de um canil. Um cão da raça pastor-belga malinois, sob a tutela de um dos agentes, está passando por treinamentos e participando de ações. A oficialização do canil está atrelada à tramitação do Projeto de Lei Complementar na Câmara de Vereadores, que visa reestruturar a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.


Programação

Sexta-feira
8h - Abertura e palestra: Doutrina de atuação conjunta do rastreamento humano + rastreamento com cão
9h - Odorologia Forense: o trabalho dos cães farejadores como prova nos processos judiciais e investigações em casos criminais
9h30 - Técnicas de rastreamento humano no bioma Caatinga
10h30 - Intervalo
10h50 - Emprego de cães
12h - Almoço
14h - Do odor a ação: como os odores são processados no cérebro e influenciam no comportamento
16h - Intervalo
16h15 - Técnicas de rastreamento humano empregadas para a investigação criminal
17h - Técnicas de rastreamento humano em operação policial de alto risco
18h - Encerramento

Sábado
8h - Emprego do helicóptero quando equipes em solo estiverem utilizando técnicas de rastreamento
9h - Técnicas de rastreamento humano + rastreamento com cão no combate ao tráfico de drogas
10h - Técnicas de rastreamento humano com cão + rastreamento humano em missões de busca e salvamento terrestre e recuperação de corpos
11h - Mesa redonda (debates) - Possibilidades de emprego de cães para proteção e intervenção em ambientes escolares
12h - Almoço
14h - Prática (demonstração): pista básica de rastreamento humano
14h30 - Busca e captura com emprego de técnicas de rastreamento humano + rastreamento com cão
16h - Sobrevoo da aeronave Águia - demonstração em campo sobre os efeitos do sobrevoo no cenário onde estão sendo empregadas técnicas de rastreamento humano + cão. Atividade sujeita à condição climática
17h15 - Considerações finais

Programa Mais Médicos anuncia seleção de 21 profissionais para Joinville Anterior

Programa Mais Médicos anuncia seleção de 21 profissionais para Joinville

Operação de fiscalização em Garuva apreende quase uma tonelada de produtos de origem animal Próximo

Operação de fiscalização em Garuva apreende quase uma tonelada de produtos de origem animal

Deixe seu comentário